domingo, 1 de julho de 2012
Vulcão Puyehue
O vulcão Puyehue entrou em erupção no início deste mês (Junho), causou fortes transtornos com o lançamento de uma nuvem de poeira que chegou aos países vizinhos e inclusive à Austrália. O vulcão localiza-se na Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 2.240 metros e os registos de anteriores erupções datam de 1960. A recente erupção provocou a êxodo de cerca de 3.500 pessoas de localidades próximas do vulcão.
“Dentro de duas semanas, a actividade do vulcão deverá diminuir”, disse Enrique Valdivieso, director do Serviço nacional geológico e mineiro (Sernageomin), à agência de notícias AFP. “Estamos perto de ver um pouco de lava” à superfície do vulcão, um fenómeno sem perigo para quem vive na região e que marcará o início do fim deste processo eruptivo, acrescentou.
Anteontem, a actividade sísmica registada no vulcão começou a baixar de intensidade e ontem, a coluna de cinzas não ultrapassou os três quilómetros de altura - depois de esta semana ter atingido os nove quilómetros -, informa o Sernageomin, em comunicado. Além disso, deixou de apresentar uma cor cinzenta escura, passando a uma coloração mais clara.As imagens do satélite MODIS, que monitoriza anomalias térmicas, “não registaram nenhum alerta nesse sentido”, acrescenta o comunicado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário