domingo, 1 de julho de 2012

As Temperaturas no Pacifico Tropical Influenciam a fusão dos glaciares na Antárctida

ScienceDaily (6 de dezembro de 2011) - o degelo acelerado em dois glaciares que drenam o gelo para o Mar de Amundsen é provavelmente o resultado, em parte, do aumento da temperatura da superfície das águas no Oceano Pacífico-tropical, de acordo a nova pesquisa da Universidade de Washington.

Segundo o Professor Eriça Steig da UW - ciências da Terra e do Espaço, é maior do que o normal a pressão ao nível do mar, na região Norte do Mar de Amundsen, que configura ventos do oeste e que empurram água fria da superfície permitindo a águas mais quentes e profundas a subir à superfície junto aos glaciares.
"Esta parte da Antárctica é afectada pelo que está acontecendo no resto do planeta, em particular no Pacífico tropical", disse ele.
A pesquisa envolve a Pine Island e os glaciares Thwaites no lençol de Gelo da Antárctida Ocidental, dois dos cinco maiores glaciares na Antárctida.


Os cientistas da NASA referiram recentemente que uma secção da do glaciar de Pine Island, que tem sensivelmente o tamanho de Nova Iorque, começou a romper num enorme iceberg. Steig referiu que um evento como este é normal e que os cientistas tiveram a sorte de estar presentes para capturar esse momento em vídeo.


Steig enfatizou que as variações naturais em áreas tropicais da superfície do mar, bem como as temperaturas associadas à Oscilação Sul do El Niño tem desempenhado um papel significativo neste processo. A década de 90, no século XX foi notavelmente diferente de todas as restantes décadas nos trópicos, com dois grandes eventos El Niño compensado por apenas pequenos eventos La Niña.
Fonte: www.sciencedaily.com





--------------------------------------------------------------------------------


Sem comentários:

Enviar um comentário