Desde o inicio de Junho, que o rápido degelo e a forte chuva elevou os níveis de água ao longo do rio Missouri e seus afluentes no norte das Montanhas Rochosas e planícies adjacente. Inundações afectaram algumas áreas dos estados de Montana, Dakota do Norte e Dakota do Sul. Está previsto que o mau tempo continue até finais de Junho.
Perto da localidade de Williston, o fino leito do rio Missouri serpenteia por um vale de vegetação alinhada antes de chegar ao Lago Sakakawea. Em 01 de Junho de 2011, no entanto, a água quase enche o vale do rio. A 02 de Junho de 2011, o Serviço de Previsão Hidrológico (AHPS) do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA informou que o rio Missouri tinha atingido os níveis de cheia mais elevados perto de Williston, e estava perto de seu valor mais alto de sempre, 28,0 pés (8,5 metros) atingidos em 1912 . Às 7h30, hora local, a 2 de Junho, o Missouri alcançou 27,85 pés (8,49 metros), perto de Williston. O AHPS projectou que o rio chegaria a 28 pés nos os próximos dias.
A imprensa informou que o governador do estado do Dakota do Sul pediu aos moradores para evacuarem as localidades de Pierre, Fort Pierre, e Dunas Dakota. Enquanto isso, o governador de Montana, pediu ao presidente para declarar o estado de emergência em virtude das cheias de grandes dimensões que atingiram aquele estado. A 31 de Maio de 2011, o a companhia de Engenharia do exército dos Estado Unidos estabeleceu um centro de informações relacionadas as cheias ao longo do rio Missouri.
Fonte: earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards
Sem comentários:
Enviar um comentário